CUPOM PARA PRIMEIRA COMPRA 3% DE DESCONTO : BEMVINDOVELOCE3


DESCONTO DE ATÉ 8% PIX OU BOLETO

TODO SITE EM ATÉ 12X NO CARTÃO

OU EM 6 X SEM JUROS

Meu Carrinho

R$0,00

Como Escolher Pneus para Caminhonete

sexta-feira, 9 de setembro de 2022 10:39:20 America/Sao_Paulo

Por Eric Braibante

Quando decidimos comprar uma caminhonete, precisamos também começar a estudar mais sobre as manutenções que esse tipo de veículo necessita constantemente. E uma das principais é a troca de pneus.

Pode parecer muito óbvio, apesar de muitos motoristas não se preocuparem muito com isso.

Mas ter o tipo certo de pneu equipando a sua caminhonete é essencial para melhorar o desempenho como um todo do veículo e, principalmente, para garantir a sua segurança e a de seus passageiros.

Por isso, tenha sempre em mente que equipar a caminhonete ou qualquer outro automóvel com o tipo errado de pneu, pode não somente causar prejuízos para você, mas, também, causar acidentes e colocar a vida dos condutores e passageiros em risco.

Portanto, para te ajudar a evitar que isso aconteça, resolvemos trazer esse texto para te explicar como escolher pneus para caminhonete, o que considerar e analisar na hora da escolha e, ainda, dar dicas de pneus para alguns dos modelos de caminhonetes mais famosos.

Então, confira todas as dicas e informações abaixo, e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! Vamos lá?

pneu off road para suv passando por trilha

Dicas para escolher pneus para caminhonetes

Como conversamos um pouco acima, ficou claro que os pneus representam um dos componentes mais importantes desses tipos de veículos, certo?

Isso não apenas porque o pneu correto ajuda a aumentar a eficiência do veículo e a durabilidade. Mas também pelo fato de que ele diminui as chances de acidentes.

Utilizar pneus não apropriados para os veículos, pode ser muito perigoso e te gerar gastos adicionais no futuro.

Para escolher o pneu certo para a sua caminhonete, você precisa conhecer alguns dos conceitos mais básicos sobre o assunto. Afinal de contas, isso vai te ajudar bastante na hora de fazer a seleção.

Abaixo, você pode conferir 5 dicas que selecionamos sobre como escolher pneu para caminhonete, que são fáceis de entender e de aplicar.

Detalhes do Pneu Horizon HU901

Compre apenas em lojas confiáveis

Vamos começar por um ponto muito básico e importante na hora de comprar pneus: sempre opte por comprar em lojas confiáveis, mesmo que eles estejam um pouco mais caros.

Ao comprar o pneu do seu veículo em uma loja de sua confiança ou muito reconhecida, você garante que os produtos são de qualidade e não são falsificações, que podem acabar gerando muito mais problemas e gastos no futuro.

Pense que os pneus são essenciais para manter a sua segurança, a de seus amigos e familiares, e a do seu veículo. Portanto, esse não é um daqueles itens que você pode tentar economizar o máximo possível.

O mais importante é comprar pneus em lojas confiáveis, e de marcas boas e renomadas no mercado.

Além disso, lojas mais especializadas e confiáveis costumam ter profissionais que podem te ajudar na hora de fazer a escolha correta dos pneus para o seu veículo.

Desse modo, mesmo que eles saiam algumas dezenas de reais mais caro, a segurança acaba compensando o preço.

A Veloce Pneus trabalha há mais de 25 anos no mercado diretamente com as grandes marcas. Se quiser um atendimento personalizado, consulte nossos vendedores com uma grande linha de Pneus para Caminhonete e SUVS que você pode conferir aqui.

Verifique as marcas ideais dos pneus para a sua caminhonete

Assim como todos os demais veículos, os pneus de caminhonete também possuem marcas, que dizem respeito à altura da parede lateral do pneu, largura e o tamanho do aro.

Essas informações são de suma importância para conseguir escolher o pneu correto para o seu modelo de caminhonete.

Além disso, nas jantes, você também pode encontrar qual é a direção em que os pneus devem ficar no modelo da sua caminhonete, o que vai influenciar bastante na dirigibilidade e conforto, pois pneus direcionais são mais benéficos para caminhonetes. 

Melhores marcas de pneus para caminhonete

Se você veio até aqui para saber sobre marcas de pneus para caminhonetes, confira uma lista com as melhores e mais confiáveis:

Confira a faixa de carga

Outro ponto importantíssimo a se analisar na hora de comprar um pneu para caminhonete, é a faixa de carga ideal para o pneu.

Os pneus, no geral, podem ser diferenciados pelas suas capacidades de carga da seguinte maneira:

  • Pneus P-métrico

No geral, os pneus conhecidos como P - métrico são os mais indicados para utilizar em rodovias e para cargas leves. A característica desses pneus é a letra P.

Esse modelo custa mais barato e também pesa menos. Por isso, não são boas opções para caminhões e caminhonetes mais pesadas, por exemplo.

  • Pneus LT

Já a outra classificação de faixa de carga de pneus, são os pneus LT. Esses modelos são feitos para sustentar cargas maiores, ou seja, veículos mais pesados. Dessa forma, os pneus LT possuem uma capacidade de carga superior aos pneus P - métrico.

Mas o que isso muda nos veículos? Os pneus LT conseguem dar muito mais estabilidade para os automóveis. Além disso, também são mais duráveis, apesar de o seu preço ser mais elevado tanto de compra, como de manutenção.

Dessa forma, os pneus LT são as escolhas ideais para veículos como caminhões e caminhonetes mais pesadas.

Verifique qual é o tipo de piso do pneu ideal para a sua caminhonete

Um quarto ponto de análise na hora de escolher pneus para caminhonete, é descobrir qual é o tipo de piso do pneu. Isso pode ser feito de algumas formas. Confira!

  • Caminhonete off-road

Em modelos de caminhonete off-road, os pneus costumam ter um piso mais fundo, e com lacunas maiores quando comparado com um pneu de caminhão rodoviário, por exemplo.

Isso porque essas características vão ajudar a conduzir o veículo em pisos com lama e neve, de maneira mais fácil e sem muito esforço.

Assim, esses pneus são projetados de forma a desempenhar bem em qualquer condição.

  • Caminhonete de terreno lamacento

Outro tipo de piso de pneus que são os bem mais fundos e com lacunas, são os conhecidos pneus de caminhonetes de terreno lamacento.

Por serem muito mais fundos, esses pneus permitem que a caminhonete seja conduzida sem nenhum problema, por regiões com muita lama e de passagem difícil. No entanto, esses modelos são bem mais pesados e barulhentos do que o anterior.

  • Caminhonete de alto desempenho

Por fim, o piso do pneu para caminhonete de alto desempenho costuma ter pouca profundidade, pois ele é feito com a intenção de permitir que o veículo alcance velocidades ainda maiores, mas sem desgastar os pneus.

Portanto, eles não são nem tão grandes, pesados e barulhentos como os dois anteriores. E são ideais para ter velocidade, e não para encarar estradas e terrenos difíceis de transitar.

Tamanho dos pneus

Para fechar as dicas de como escolher os pneus para uma caminhonete, não poderíamos deixar de falar da importância de prestar atenção no tamanho dos pneus escolhidos para equipar o veículo.

Podemos encontrar o tamanho dos pneus nas bandas de rodagem. Aliás, ao contrário do que muitos pensam, o tamanho do pneu importa sim, e muito!

Não comprar o pneu com o tamanho ideal pode levar à perda de eficiência do veículo. Pois ele vai fugir da configuração que o fabricante projetou na hora de desenvolver o modelo do carro.

Essa questão vale tanto para pneus menores do que o indicado, como para pneus maiores.

Por exemplo, se você escolher um pneu grande demais para a sua caminhonete, os riscos de acidentes aumentam demais. Afinal de contas, o veículo não foi projetado para suportar aquele padrão de pneu.

Por isso, tome muito cuidado na hora de escolher o tamanho dos pneus para a sua caminhonete, e sempre dê preferência pelo tamanho indicado pela fabricante.

Pneu Caminhonete S10

A caminhonete S10 se tornou uma das picapes mais vendidas do Brasil, sendo muito apreciada por toda a sua tecnologia avançada, robustez e pelo motor potente.

Essas caminhonetes podem ser encontradas na tração 4x4 e 4x2, e os pneus originais da S10 são os 253/70 com aro 16.

No mercado, algumas boas opções de pneus para caminhonete S10 são: Pirelli Scorpion ATR Street, Bridgestone Dueler HT 684 III, Continental ContiCrossContact LX2 e o Goodyear Wrangler Armortrac.

Pneu Caminhonete Ranger

A Ranger também é uma das pick-ups que mais cresceram e ganharam fama ao redor de todo o mundo. Isso fez dela uma das caminhonetes preferidas dos brasileiros e mais vendida aqui no país.

Até o ano de 2013, as caminhonetes Ranger costumavam vir com rodas aro 15. Depois, algumas foram feitas com rodas tamanho 16 e, desde meados de 2020, os modelos contam com aro 17.

Por isso, para escolher o modelo de pneu ideal para a sua caminhonete Ranger, é muito importante conferir o tamanho do pneu.

Confira ótimas opções de modelos de pneu para caminhonete Ranger para facilitar a sua vida:

  • 265/65R17
  • 245/70R16

Pneu Caminhonete Hilux

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre as melhores opções de pneus para a Toyota Hilux.

A Hilux é um dos modelos líderes na categoria de caminhonetes, e muito reconhecida pela sua luxuosidade, suspensão firme e capacidade de carga elevada.

Os modelos de Hilux podem ser de tração 4x4 ou 4x2, ter motor flex ou diesel. No geral, as Hilux possuem o pneu original no tamanho 265/65 e aro 17.

Uma ótima opção para de Pneu para Hilux é:

pneu horizon para Hylux

Dica extra: verifique se os pneus possuem classificação do Inmetro

Como os pneus são extremamente importantes para garantir a segurança de todos durante os passeios, uma dica extra é sempre ficar de olho se o pneu possui classificação do Inmetro, principalmente se você optar por comprar de uma marca pouco conhecida.

Por incrível que pareça, não são todos os pneus que possuem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

Ela é a responsável por sinalizar a resistência que ao rolamento, o nível de ruído do pneu e a aderência em pistas molhadas e escorregadias.

A classificação realizada pelo INMETRO vai de “A” a “G”. Então, na hora de escolher o pneu para a sua caminhonete, vale a pena checar qual é a nota dada pelo INMETRO. Nessa classificação, os pneus A são os melhores e mais eficientes.

No geral, a classificação do INMETRO pode servir até mesmo como uma forma de desempate, caso você esteja em dúvida entre duas ou mais opções de pneus para a sua caminhonete.

Últimos Conselhos para Escolher Pneus para Caminhonete

Independente da finalidade de compra da sua caminhonete, escolher o pneu adequado é essencial para garantir que o veículo atinja o seu melhor desempenho e, ao mesmo tempo, traga segurança para você e seus passageiros.

Portanto, não deixe de avaliar todos os aspectos que mencionamos aqui na hora de escolher pneus para caminhonete.

Fazendo a escolha certa, você pode ficar tranquilo, e ter a certeza de que a sua caminhonete será eficiente e segura.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar e ajudar outras pessoas que também podem se interessar e ter as mesmas dúvidas que você!